NOTÍCIAS / CATEGORIA / SINDIPETRO AL/SE COBRA REGULARIZAÇÃO E MEDIDAS URGENTES CONTRA ABUSOS DA CARMO ENERGY
05 Fev 25
O Sindipetro AL/SE manifesta profunda preocupação com as graves irregularidades envolvendo a atuação da Carmo Energy em Sergipe. A empresa, que opera desde 2022 sem registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) e sem apresentar seu quadro técnico, tem desrespeitado a legislação federal, colocando em risco a segurança dos trabalhadores e o meio ambiente.
O recente acidente que resultou na morte de um trabalhador terceirizado, imprensado em uma Unidade de Bombeio (cavalo mecânico) no campo de exploração de petróleo localizado no Povoado Bomfim, em Divina Pastora, expõe a negligência da empresa com as condições de trabalho e a falta de responsabilidade técnica. A ausência de um engenheiro vinculado diretamente à operação demonstra o descaso da Carmo Energy em cumprir normas básicas de segurança.
Além disso, a empresa acumula denúncias e autuações por parte de órgãos como o Crea-SE e a Adema, sem que tenha tomado medidas concretas para se regularizar. Em outubro de 2023, outra fiscalização constatou irregularidades, resultando em nova autuação. Apesar de reiteradas notificações, a Carmo Energy permanece atuando de forma ilegal e desrespeitosa.
Não bastassem os problemas técnicos e de segurança, o Sindipetro AL/SE também tem recebido denúncias graves de assédio moral e perseguição contra trabalhadores da empresa. Esses relatos reforçam a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa e de ações efetivas para proteger os direitos e a dignidade dos profissionais envolvidos.
O Sindipetro exige a regularização imediata da Carmo Energy junto ao Crea-SE e a apresentação do quadro técnico responsável pelas operações. Intervenção das autoridades competentes, incluindo o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Civil, para investigar e responsabilizar a empresa por acidentes, assédio moral e outras irregularidades e suspensão das atividades da Carmo Energy até que sejam garantidas condições seguras e regulares de operação.
O Sindipetro AL/SE continuará vigilante e cobrará das autoridades as medidas necessárias para proteger os trabalhadores e garantir que empresas como a Carmo Energy respeitem a legislação e atuem com responsabilidade. A vida e os direitos dos trabalhadores não podem ser negligenciados em nome do lucro.
Juntos, pela dignidade e segurança dos trabalhadores!
SINDIPETRO AL/SE
Unidos Somos Mais Fortes