• Receba o Boletim Eletrônico
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025 -
Abril Verde - Mês dedicado a saúde e prevenção no trabalho    

NOTÍCIAS / CATEGORIA / SINDIPETRO AL/SE PARTICIPA DO FÓRUM DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS DA PETROBRAS

18 Fev 25

SINDIPETRO AL/SE PARTICIPA DO FÓRUM DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS DA PETROBRAS

img

O Sindipetro AL/SE esteve presente no Fórum de Prestação de Serviços de Terceiros da Petrobras, realizado nesta segunda-feira, 17, no Rio de Janeiro. O evento, compromisso firmado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2025, teve como objetivo discutir o modelo de contratação de serviços na estatal. A entidade sindical foi representada pelos diretores Sidney Melo e José Luciano Alves.

A realidade das empresas terceirizadas no Sistema Petrobras é preocupante. A precarização das condições de trabalho e a falta de fiscalização efetiva exigem uma revisão urgente na política de contratação. Durante o fórum, foram abordados três temas centrais: SMS na contratação, planejamento na contratação e gerenciamento e fiscalização de contratos. O diretor Luciano Alves integrou o grupo de SMS, enquanto Sidney Melo participou das discussões sobre gerenciamento e fiscalização.

Dentre as principais reivindicações, destacou-se a necessidade de uniformizar os procedimentos de fiscalização e aplicação de normas e sanções para garantir os direitos trabalhistas dos terceirizados. Além disso, a Transpetro assumiu o compromisso de alinhar suas normas às da Petrobras, sempre que isso representar benefícios aos trabalhadores.

Uma das novidades discutidas no evento foi a possibilidade de retenção monetária pela Petrobras em caso de inadimplência no repasse de valores devidos aos trabalhadores terceirizados. Se aprovado, o mecanismo permitiria que a estatal efetuasse diretamente os pagamentos aos trabalhadores após 15 dias de inadimplência da contratada.

O Sindipetro AL/SE segue acompanhando de perto essas discussões e cobrando medidas concretas para garantir que os trabalhadores terceirizados tenham seus direitos respeitados.

SINDIPETRO AL/SE
Unidos Somos Mais Fortes