• Receba o Boletim Eletrônico
Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025 -
Abril Verde - Mês dedicado a saúde e prevenção no trabalho    

NOTÍCIAS / CATEGORIA / SINDIPETRO AL/SE DENUNCIA CRIME AMBIENTAL EM CARMÓPOLIS CAUSADO PELA CARMO ENERGY

23 Fev 25

SINDIPETRO AL/SE DENUNCIA CRIME AMBIENTAL EM CARMÓPOLIS CAUSADO PELA CARMO ENERGY

img

O Sindipetro AL/SE segue atuando de forma vigilante na defesa do meio ambiente e dos trabalhadores do setor de petróleo e gás. Nesta quarta-feira (19), mais um crime ambiental foi registrado em Carmópolis, quando dezenas de peixes da espécie tilápia foram encontrados mortos em um açude localizado em uma fazenda no município. A causa: o vazamento de água oleosa proveniente das atividades da empresa Carmo Energy.

A empresa confirmou que o problema ocorreu em um poço no Povoado Aguada e que foi contido por suas equipes de emergência, com acompanhamento de um grupo de monitoramento ambiental. No entanto, o Sindipetro AL/SE recebeu denúncias de que esse tipo de descarte não é acidental, mas sim uma prática recorrente e proposital. O objetivo seria aumentar a capacidade de armazenamento (tancagem) da empresa, que não tem para onde enviar essa água produzida. Trata-se de uma ação grave e irresponsável, que pode trazer impactos severos para o meio ambiente e para a população local.

A água produzida é comparada ao petróleo e deve ter o mesmo cuidado no manuseio, como preconiza a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O resíduo contém uma quantidade significativa de óleo agregado, tornando seu despejo em ambientes naturais um grande risco ecológico. O sindicato alerta que a Carmo Energy precisa ser responsabilizada por essa contaminação e cobra uma fiscalização rigorosa por parte dos órgãos ambientais.

O Sindipetro AL/SE reforça seu compromisso com a fiscalização das atividades das empresas do setor e continuará denunciando toda e qualquer irregularidade que ponha em risco a segurança ambiental e a saúde das comunidades afetadas. Exigimos que a Adema e demais órgãos competentes realizem uma investigação rigorosa e apliquem as devidas sanções à Carmo Energy.

Nosso sindicato não vai permitir que a exploração irresponsável dos recursos naturais comprometa o bem-estar da população e do ecossistema sergipano. Seguimos na luta por um setor petrolífero que respeite o meio ambiente e os direitos dos trabalhadores!


SINDIPETRO AL/SE
Unidos Somos Mais Fortes