NOTÍCIAS / CATEGORIA / MULHERES NA LUTA: FORÇA, RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO
08 Mar 25
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem origem na luta histórica das trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho. Em 1917, na Rússia, uma greve liderada por operárias do setor têxtil foi o estopim para a Revolução que mudaria os rumos daquele país. Assim como naquela época, as mulheres seguem na linha de frente das batalhas por direitos, dignidade e respeito.
Na Petrobras e nas empresas terceirizadas do setor, as mulheres enfrentam desafios diários em um ambiente historicamente dominado por homens. Mas sua presença transforma realidades. Com competência, olhar atento e determinação, elas fazem a diferença no chão de fábrica, nas plataformas, nos escritórios e em cada espaço onde sua força de trabalho é essencial.
O Sindipetro AL/SE reconhece essa luta e se soma a ela. Para marcar a data, o sindicato participa de duas importantes ações em Sergipe e Alagoas, junto a outras entidades sindicais e movimentos de trabalhadores. Em Maceió, o ato unificado tem como tema: "Ainda estamos aqui: Mulheres na luta por direito, democracia, trabalho decente e pelo bem viver. Contra todo o tipo de violência, abaixo o patriarcado."
Já em Aracaju, as mobilizações destacam: Redução da jornada de trabalho e Sem anistia.
Seguimos juntas e juntos, porque a luta das mulheres é a luta de toda a classe trabalhadora. E é com essa força que seguimos em busca de um futuro mais justo e igualitário.
SINDIPETRO AL/SE
Unidos Somos Mais Fortes