NOTÍCIAS / CATEGORIA / DEPUTADOS JÁ PODEM ASSINAR ATO DE CONSTITUIÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA PETROBRAS
06 Mar 24
Durante a sessão plenária desta quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa, estará à disposição dos deputados estaduais o ato de constituição da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras. Os deputados que quiserem poderão assinar o documento.
A criação de uma frente parlamentar estadual em defesa da Petrobras e dos interesses econômicos estratégicos de Sergipe, anunciada na semana passada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), vem recebendo apoio político e institucional em todo o Estado. O governador Fábio Mitidieri (PSD) disse que a ideia é bem-vinda e soma na luta pelo desenvolvimento de Sergipe.
“Quero parabenizar a iniciativa do deputado Jeferson Andrade, que se soma a outros parlamentares que já vinham encabeçando isso. Desde o ano passado, a gente já vinha conversando, inclusive, com o presidente da Petrobras, em audiência lá em Brasília, pedindo e reforçando a importância da Petrobras para o Estado de Sergipe, ainda mais nesse momento em que a gente fala na exploração de gás. Acho que é relevante então. Essa é uma bandeira que tem de ser todos sergipanos”, disse Fábio Mitidieri, em entrevista à TV Alese.
O Sindicato dos Petroleiros de Sergipe e Alagoas ( Sindipetro) divulgou hoje (5) uma nota de apoio à frente parlamentar em defesa da Petrobrás. “Esta ação ressalta o compromisso com os interesses estratégicos de Sergipe no setor de petróleo, gás e energia renovável”, diz o Sindicato.
Na nota, o Sindipetro acrescenta: “Reafirmamos nosso compromisso em colaborar ativamente com a frente estadual em defesa e retomada da Petrobras, visando garantir um futuro próspero e sustentável para Sergipe e suas comunidades”.
A frente parlamentar que está sendo criada pela Alese tem o caráter suprapartidário e pretende lançar uma agenda de audiências, debates e estudos com as entidades da sociedade civil organizada sobre o fortalecimento da Petrobras como empresa estatal e a transformação das riquezas sergipanas, sobretudo na área de petróleo e gás, em desenvolvimento econômico e social, com geração de receitas para o Estado e de novas oportunidades de emprego e renda para o povo sergipano.
O presidente da Alese já disse que espera envolver nessas discussões o governo, prefeitos, vereadores, economistas, estudiosos, petroleiros e setor produtivo, além de todos os deputados, independentemente de siglas partidárias. A expectativa é que a frente parlamentar seja lançada oficialmente em março, em uma cerimônia pública com a participação de todos esses segmentos.