NOTÍCIAS / CATEGORIA / 28 DE JANEIRO – DIA DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO: SINDIPETRO AL/SE DENUNCIA CONDIÇÕES PRECÁRIAS NAS TERCEIRIZADAS
05 Fev 25
Nesta terça-feira, 28 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, uma data fundamental para reforçar a luta por condições dignas de trabalho. O Sindipetro AL/SE aproveita esse momento para denunciar a precarização enfrentada pelos trabalhadores terceirizados que prestam serviços à Petrobras ou que foram contratados por empresas que assumiram postos da estatal.
Com a reforma trabalhista, os trabalhadores terceirizados passaram a enfrentar ainda mais dificuldades. Há relatos de empregados que, ao incluírem seus dependentes no plano de saúde, chegaram a receber apenas R$ 500 no contracheque. Essa situação é inaceitável, e o Sindipetro AL/SE tem cobrado das empresas que garantam esse direito básico nos acordos coletivos.
Além dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho, muitas dessas empresas dão calote nos trabalhadores ao final dos contratos, deixando de pagar salários, férias e o FGTS. Isso obriga os empregados a recorrerem à Justiça para conseguir receber seus direitos. Casos como os da MIPE e RM, que atuavam na sede da Petrobras em Sergipe, são exemplos dessa irresponsabilidade. O Sindipetro também já denunciou irregularidades cometidas pela Carmo Energy e pela Tucano ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
O sindicato segue atento a essas situações, exigindo que a Petrobras fiscalize suas contratadas e garanta que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. A atual diretoria da estatal já demonstrou preocupação com essas condições, e o Sindipetro AL/SE seguirá cobrando ações concretas para que o trabalho digno seja uma realidade para todos.
Sindipetro AL/SE
Unidos Somos Mais Fortes